Sendo a temática de superpoderes o assunto principal da comunidade, a Superpoderes Wiki estabelece o Estatuto de Classificação de Superpoderes e Usuários, um conjunto de normas estabelecidas para esclarecer e otimizar o trabalho de definir com precisão o que pode ser considerado ou não um superpoder e, também, identificar personagens, objetos, etc. que podem ou não ser confirmados como usuários desses superpoderes.
Todo o conteúdo adicionado à comunidade que não estiver em conformidade com as normas estabelecidas deve ser prioritariamente removido. Abre-se, porém, espaço para que haja debate em prol da permanência temporária ou da regularização desse conteúdo conforme seja cabível, caso haja a possibilidade de cumprimento posterior dos requisitos em falta ou a situação apresentada demonstre justificativa nitidamente coerente.
A definição sobre o que pode ou não ser considerado um superpoder deve seguir na íntegra os seguintes requisitos:
- N° 1 - Os superpoderes devem ter, obrigatoriamente, pelo menos dois usuários, sendo eles de versos diferentes, a fim de garantir uma boa base de conteúdo para sustentá-los e evitar superlotação de páginas redundantes ou muito específicas.
- N° 2 - Os superpoderes devem ser capacidades extraordinárias alcançáveis exclusivamente através de situações ou meios sobrenaturais ou envolvendo ciência/tecnologia extremamente avançadas.
- Ex: A Ausência de Olhos, apesar de ser uma condição com uma utilidade prática notável contra poderes relacionados à visão, é facilmente alcançável por métodos comuns e, portanto, não pode ser considerada um superpoder.
- N° 3 - Não poderão ser classificadas como superpoderes habilidades ou capacidades que possam ser obtidas por seres humanos normais através de meios naturais.
- Ex: O Auge da Condição Humana, sendo a capacidade de atingir o ápice do condicionamento humano, é uma habilidade que, em tese, pode ser obtida por qualquer ser humano com o devido tempo, determinação e treinamento e, portanto, não pode ser considerado um superpoder.
- N° 4 - Não poderão ser classificadas como superpoderes habilidades, funções ou condições naturalmente observáveis em populações humanas normais.
- Ex: A Ausência de Superpoderes, sendo a "capacidade" de não ter superpoderes, é uma condição naturalmente presente em todo ser humano normal e, portanto, não pode ser considerada um superpoder.
- N° 5 - Os superpoderes devem um efeito prático claro, seja ele ofensivo ou defensivo, ativo ou passivo, positivo ou negativo, temporário ou permanente.
- N° 6 - Não poderão ser classificadas como superpoderes habilidades, técnicas, fisiologias, condições, etc. originárias de um verso específico.
- Ex: A Fisiologia de Saiyajin se refere a uma raça específica do universo de Dragon Ball e, portanto, não pode ser considerada um superpoder apto a ser registrado em uma página.
- Ex²: A Sensibilidade à Força se refere à capacidade de sentir e controlar os poderes da Força, um conceito existente no universo de Star Wars, e, portanto, não pode ser considerada um superpoder apto a ser registrado em uma página.
- N° 7 - Não poderão ser classificadas como superpoderes habilidades redundantes, específicas em demasia ou repetidas em relação a outros superpoderes. Deve-se sempre manter em mente a aplicabilidade de encaixar determinadas habilidades como superpoderes já existentes.
- Ex: O controle de chamas azuis originárias do Yomotsu Hirasaka demonstrado por Manigold de Câncer, de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, pode ser enquadrado como Manipulação de Fogo do Inferno e, portanto, não pode ser considerado um superpoder apto a ser registrado em uma página própria.
- Ex²: A Fisiologia de Zumbi Profano Primordial criado por Necromancia Ancestral é um conceito exageradamente específico, teórico e improvável de ser aplicado e, portanto, não pode ser considerado um superpoder.
- Ex³: A Manipulação de Vento e a Manipulação do Ar são exatamente o mesmo poder, visto que o vento é, resumidamente, o ar em movimento; a primeira, portanto, não pode ser considerada um superpoder apto a ser registrado em uma página própria.
A definição sobre quais personagens, objetos, etc. podem ser considerados usuários de determinados superpoderes deve seguir na íntegra os seguintes requisitos:
- N° 1 - Os usuários devem ter comprovações claras e consistentes de que são possuidores de um determinado poder, sejam elas demonstrações práticas, interações dentro da obra que evidenciem essa posse, material complementar que claramente comprove essa posse (como artes conceituais e entrevistas com autores e roteiristas, por exemplo), citações, etc.
- Demonstrações práticas do suposto uso de determinados superpoderes devem ser um evento claro, nitidamente observável pelos espectadores e pelos personagens dentro da obra (com raras exceções como a Física Cartoon, cujos efeitos são majoritariamente observados pelos espectadores), com efeitos práticos visíveis sobre o suposto usuário e/ou os alvos ao redor, para que possam ser usadas como comprovação; caso contrário, há o risco de se tratarem meramente de efeito estético. Ex: Em diversas cenas de Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega, Kouga de Pégaso é subitamente sobreposto pela figura do Pégaso quando usa seus poderes, o que representa tão somente um efeito estético que simboliza sua constelação, e não uma transformação em um pégaso; ele não pode, portanto, ser classificado como usuário de Fisiologia de Pégaso.
- Citações podem ser usadas como comprovação mesmo na falta de demonstrações práticas, desde que tenham nítida objetividade, não sendo meramente jargões, hipérboles, projeções teóricas ou figuras de linguagem. Ex: Em Dragon Ball, Zen'oh é apresentado como sendo um "rei dos universos" e possui, inclusive, o poder de apagá-los, mas ele não pode ser classificado como usuário de Manipulação do Multiverso ou de outros poderes semelhantes, dada a subjetividade do termo "rei" e a ausência de outros elementos comprobatórios.
- N° 2 - As comprovações da posse de determinados superpoderes por determinados usuários devem ser originadas unicamente da obra da qual o usuário é oriundo, sendo proibido o uso de fontes alternativas (como cálculo de poder, teorias, fanfiction ou achismos pessoais, por exemplo) como embasamento.
- N° 3 - Um usuário que possui um superpoder que está incluído na lista de habilidades de outro superpoder não deve ser classificado como usuário do superpoder "maior" apenas por essa relação entre os dois poderes.
- Ex: Ultron, do Universo Cinematográfico da Marvel, é capaz de disparar rajadas de energia, o que não o torna apto a ser classificado como usuário de Manipulação de Energia.