Superpoderes Wiki
Advertisement
Superpoderes Wiki

A Superpoderes Wiki possui um padrão pré-definido de organização que deve ser aplicado a todos os artigos que sejam direcionados a descrever superpoderes. Esse padrão possui algumas normas de organização, que serão descritas abaixo.

O primeiro passo é adicionar a Powerbox2, que é a infobox padrão para todos os artigos que sejam direcionados a descrever superpoderes, e preencher seus campos com uma imagem – adicionada colando seu nome de arquivo em seu respectivo campo – e outras informações. Segue abaixo a sintaxe da Powerbox2, para uso no editor de código-fonte:

{{Powerbox2 |image = |legenda = |uso = |tipo = |gatilho = |relacionado = }}

Após ela, o próximo componente é uma breve descrição sobre o superpoder em questão, bem como algumas pequenas curiosidades, como enquadramento do poder como Variação, Sub-poder, etc.

Abaixo, seguem os outros tópicos que um artigo deve conter, separados em seções. Para adicionar uma seção, deve-se selecionar o texto na linha em que o título da seção estará e mudar a opção Parágrafo para Cabeçalho; ou, no editor de código-fonte, usar dois pares de sinais de igualdade no título (ex: ==Outros Nomes==).

Outros Nomes

Esta seção, como seu nome sugere, deve conter outros nomes (caso haja algum) do poder retratado. Por exemplo a Manipulação do Gelo, que também é conhecida como "Criocinese". Deve-se marcar a opção Lista com marcadores – ou, no editor de código-fonte, usar asteriscos antes de cada nome (ex: *Criocinese) – nesta seção.

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado tenha apenas um nome conhecido.

Capacidades

Esta seção deve conter uma descrição mais detalhada do poder retratado, com explicações sobre sua origem, modo de uso e propriedades.

Habilidades

Esta seção deve conter os sub-poderes, ou seja, poderes menores que são adquiridos através do poder retratado. Por exemplo o Loop Temporal, que é um sub-poder da Manipulação do Tempo. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar os links para os artigos dos sub-poderes nela citados selecionando o texto e usando a opção Link – ou, no editor de código-fonte, usando dois pares de colchetes em cada link (ex: *[[Loop Temporal]]).

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado seja um sub-poder que possua apenas uma utilidade.

Técnicas

Esta seção deve conter as técnicas, ou seja, ações especiais que possuem o poder retratado como base para sua execução. Por exemplo a Aura de Fogo, que é uma técnica da Manipulação do Fogo. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar os links para os artigos das técnicas nela citadas.

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado não possua técnicas.

Variações

Esta seção deve conter as variações do poder retratado, ou seja, poderes de origem diferente que possuam utilidade semelhante. Por exemplo a Manipulação da Gravidade, que apesar de se originar pela manipulação dos campos gravitacionais, pode ser usado para atrair ou afastar seres ou objetos de um local assim como a Telecinese, que se origina da mente. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar os links para os artigos das variações nela citadas.

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado não possua variações.

Níveis

Esta seção deve conter os níveis do poder retratado, ou seja, poderes que sejam iguais ao poder retratado, porém com capacidade mais elevada de atuação. Por exemplo a Velocidade Absoluta, que é a Super Velocidade elevada a níveis infinitamente maiores. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar os links para os artigos dos níveis nela citados, seguidos de pequenas explicações sobre a diferença de nivelação entre os mesmos caso necessário.

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado possua apenas um nível.

Associações

Esta seção deve conter os poderes que de alguma forma estejam associados ao poder retratado, como poderes dos quais o poder retratado seja um sub-poder ou formas superiores ou inferiores do mesmo. Por exemplo, a Invulnerabilidade é associada à Invulnerabilidade Absoluta pelo fato de a segunda ser a forma máxima da primeira. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar os links para os artigos das associações nela citadas, seguidos de pequenas explicações sobre as mesmas caso necessário.

Obs: A seção não deve ser incluída caso o poder retratado não possua poderes associados a ele.

Limitações

Esta seção deve conter fraquezas, poderes que se contraponham ou anulem o poder retratado ou situações que impeçam o uso total e perfeito de seu potencial. Por exemplo, a Negação de Teletransporte pode impedir indivíduos de se teletransportar. Deve-se marcar a opção Lista com marcadores nesta seção e adicionar pequenas explicações sobre a ação das limitações sobre o poder retratado.

Usuários

Esta seção deve conter exemplos de usuários conhecidos originários de qualquer obra ficcional que possuam o poder retratado. Ela está dividida em três subseções:

Personagens

É a subseção onde são listados os seres vivos que possuam o poder retratado.

Objetos

É a subseção onde são listados os objetos que portem o poder retratado.

Lugares

É a subseção onde são listados os lugares que portem o poder retratado.

Em todas as subseções – que podem ser adicionadas selecionando o texto na linha em que o título da subseção estará e mudando a opção Parágrafo para Subtítulo 1, ou, no editor de código-fonte, usando dois trios de sinais de igualdade em seus títulos (ex: ===Personagens===) –, deve-se marcar a opção Lista com marcadores e listar os usuários no seguinte formato:

  • Nome do personagem/objeto/lugar (em negrito) - Em Nome da obra ficcional da qual o personagem/objeto/lugar é originário (em itálico)

Esse formato pode ser adicionado no editor de código-fonte usando dois trios de aspas simples para marcar o texto em negrito e dois pares de aspas simples para marcar o texto em itálico (ex: *'''Superman''' - Em ''DC Comics'').

Galeria

Esta é uma seção opcional que deve conter uma galeria, na qual devem ser adicionadas imagens de personagens que utilizem o poder retratado, bem como descrições contendo seu nome, o nome da obra à qual ele pertence e, caso necessário, uma pequena explicação da forma como ele está utilizando o poder. Galerias podem ser adicionadas no editor de código-fonte usando a tag "gallery", seguindo o formato abaixo:

<gallery> Nome de arquivo da imagem|Descrição da imagem </gallery>

Advertisement